Pesquisar neste blogue

domingo, 24 de março de 2013

Melaço, o doce saudável


Melaço-o-doce-saudável2.jpg
Melaço, o doce saudável, detém um perfil nutricional mesmo impressionante. Tamanha é sua riqueza como fonte de nutrientes, que pode ser chamado de “adoçante mineral”. Seu consumo regular auxilia o corpo a cumprir várias funções fisiológicas. Pode corrigir distúrbios na pigmentação da pele e cabelo, ou ser usado como suplemento natural de ferro.

Benefícios ultra concentrados

O melaço é um subproduto líquido da cana-de-açúcar, extraído durante o processo de refinamento. Pode ser definido como um xarope ultra concentrado, já que na forma saudável o chamado “Melaço Blackstrap”, só é produzido já na terceira ebulição no processo de produção de açúcar. É o que resta depois de iniciada a cristalização dos grãos de açúcar, e depois de retirada a sacarose. O fato é que depois deste processo todo, se transforma numa potência de minerais. É fonte de cálcio, ferro, manganês, selênio, potássio e cobre.
Os nutrientes encontrados no melaço também são importantes para que os músculos possam se contrair, para evitar a coagulação do sangue e para a condução dos impulsos nervosos até o cérebro. Têm influência na significativa na prevenção de artrose, anemia, varizes, batimentos cardíacos irregulares, e sensibilidade a infecções.


Sua riqueza em cobre e em ferro fornece-lhe uma característica única: reverte a cor dos cabelos grisalhos prematuros à sua tonalidade natural. O cobre é essencial para que muitas enzimas consigam fazer seu trabalho no nosso organismo.
Um destes, é deixar as células devidamente capacitadas para distribuir o ferro, para eliminar osradicais livres, para que ocorra o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo, e também para que ocorra a produção suficiente de melanina, responsável pela pigmentação da pele e do cabelo. É por isso que usando apenas 2 colheres de chá de melaço por dia, o cabelo retorna à sua cor natural. Esta quantidade fornece 14% do valor diário necessário de cobre para que o organismo “siga trabalhando bem”.
Melaço-o-doce-saudável3.jpg
Um detalhe importante é que pela quantidade de ferro que fornece impulsiona a energia do corpo. É muito mais rico em ferro que a carne, sendo totalmente livre de gordura. Vale citar que o ferro é indispensável para a hemoglobina, a molécula dos glóbulos vermelhos que leva o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Logo, é fundamental para que se tenha energia, e para que o organismo faça o metabolismo. Bastam 2 colheres de chá por dia para obter o necessário.
Quem quiser um excelente adoçante natural e saudável, poderá usá-lo em substituição ao açúcar, seja para o chá, sucos e até para o café. Curiosamente, até meados do século 19 era o utilizado pela maioria da população, já que sendo muito caro naquela época, açúcar branco era somente para os ricos. Nos dias de hoje, pela preocupação daqueles que querem resguardar a saúde, volta a ter destaque. Mas somente a variedade “Blackstrap” é que possui valor nutritivo saudável. Na dúvida, opte por melaço de cana-de-açúcar orgânica, facilmente encontrado nos grandes supermercados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário